Pular para o conteúdo principal

Músicas: O que ouvir?

Crédito da imagem: http://loucosporcristo13.tumblr.com/

Sabemos bem que certas músicas não devemos ouvir. Mas quem disse que música é pecado?

   Respondo: Música não é pecado. Música é um instrumento que pode ser usado tanto para o bem como para o mal, isso pode ser aplicado a TV, celular, roupas e etc.
    A música serve também para adorar à Deus, ajudar pessoas, mas pode ser usada para matar. Ela é feita por indivíduos no idioma próprio ou outro que gosta (um brasileiro publicar uma música em inglês), as músicas são classificadas por gêneros ou se é internacional ou nacional, religiosa ou não. E é você (e eu) que escolhemos o que vamos ouvir, só dá uma pesquisada. 

 Perguntas:


1. Eu não sei se devo ficar ouvindo música do "mundo", mas eu gosto. Eu to pecando?

2. Que tipos de músicas, já que tenho Jesus no coração, devo ouvir?

3. Véi, na boa, curto rock, que tipo de rock devo ouvir?

4. Curto mais músicas do "mundo" do que as gospel, o que faço para equilibrar ou se devo? 

(Se tiver outras perguntas mandem pra cá nos comentários :) ) 

Respondendo:


1. Eu não sei se devo ficar ouvindo música do "mundo", mas eu gosto. Eu to pecando?


Primeiramente você se pergunta: Será que faz bem para minha vida espiritual? 

   Música, dependendo de qual, é uma benção! Ela é muito impactante quando ouvimos. Por isso que devemos tomar cuidado com o que escutamos, já percebeu que quando escutamos uma música de amor, pensamos logo na pessoa que gostamos? ou quando ouvimos uma música tipo triste, solidão ficamos mais tristes? ou quando ouvimos uma música que diz que Deus nos ama, nós nos sentimos algo no coração tão grande, "o amor verdadeiro"?
     Com certeza posso dizer que é certo ouvir músicas quando elas fazem bem a nós. Temos que ter muito cuidado, porque satanás usa as pessoas para criarem músicas que não é pra nosso bem, nem espiritual nem carnal, como sabemos que a música nos toca e influencia nosso pensamento ou pode dar mais voz ao que estou pensando (seja bom ou ruim), logo, preciso filtrar aquilo que escuto. E uma dica, particularmente, prefira músicas de cantores os quais tenham um compromisso com Deus de verdade. Só porque é "gospel" não quer dizer que bate com o que está na Palavra de Deus, é uma pena que isso aconteça. ;( 
   Se você vive escutando músicas que falam de piriguete, sensualidade, rebeldia, depressão, luxúria, avareza, gula, uma vida descompromissada com Deus e as pessoas você começa a se sentir ou querer fazer o que a música está falando, ou seja, você pode acabar se influenciando. Então, a música é algo muito especial, devemos fazer ESCOLHAS corretas: de que tipo de música você está a escutar? Se é internacional (colocando de modo geral - afinal, esse post pode está sendo lido por não cristãos (ainda) kkk- buscamos a tradução, para saber o que o cantor está querendo passar. Devemos ser sábios.
  Enfim, não é questão de ser pecado É questão de convém?
  Hoje, o mercado de músicas "gospel" está recheado dos mais variados gêneros e estilos. É só escolher com sabedoria. :D


2. Que tipos de músicas, já que tenho Jesus no coração, devo ouvir?

   Como já sabemos, Jesus não quer que você ande por aí ouvindo músicas que falam sobre usar drogas, comportamentos descompromissados, álcool, ou que insinue você fazer coisas erradas, divulguem a pornografia e etc. Afinal, elas divulgam o quê? O pecado!! Logo, não é conveniente. Se eu comer algo que está estragado, o meu corpo físico irá ficar doente. Da mesma forma é com minha alma ou meu espírito: se eu ouvir, ler, ver conteúdos o quais prejudicam
ficarei doente.

Examinai tudo. Retende o bem.
1 Tessalonicenses 5:21

Examinou? viu que não dá para ficar curtindo a música? então, descarta.

Filho meu, se o teu coração agir com sabedoria, o meu coração se alegrará.
Provérbios 23.15

   Faça preferência por aquelas que falam de Deus, adoração, ou criadas por pessoas as quais tenham um compromisso verdadeiro com Deus, pois elas podem criar letras poéticas, amorosas, reflexivas sobre outros assuntos sem deixar de lado princípios cristãos, quer um exemplo? Marcos Almeida, Palavraantiga, Os Arrais, Os Nazaritos e etc. Procure do gênero que você curte (internacional, pop, sertanejo, reggae,e etc). 
    Dica: Sonho - Khorus. 
Ore a Deus para que Ele possa te dar sabedoria.


O que a palavra de Deus diz: 

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
1 Coríntios 6:12

3. Véi, na boa, curto rock, que tipo de rock devo ouvir?

    Aquelas que falam do amor dele, princípios cristãos. Se gosta de ouvir a internacional, como já disse, procure as traduções ou os sentidos que ela (cantor) quer passar, pois também escuto esses tipos de músicas, em inglês, e procuro traduções. Mas, se seus pais forem rigorosos e não deixam você ouvir, ore a Deus pedindo que você não desobedeça. Gosta de músicas de amor? 
     Hoje em dia têm todos (ou quase) os tipos de gêneros (pop, rock, sertanejo etc.) que nas letras deles é de evangelização, propagação do amor de Deus, princípios cristãos, procure esses tipos de rock, ou qualquer outro tipo de gênero que você goste.

4. Curto mais musicas do "mundo" do que as gospel, o que faço para equilibrar ou se devo equilibrar?


    Bem, eu ERA desse jeito, curtia mais as internacionais "mundanas" do que a gospel. Resolvi que tinha que mudar, não dava para mim ficar nessa, eu precisava fazer a diferença. Apaguei a maioria umas 100 e pouco, deixei só 4, e me senti melhor, baixei mais gospel, e tal, e acabou que aos poucos fui deixando. Hoje busco só ouvir músicas de diversos gêneros mas cristãs, ou criadas por cantores que demonstram ter compromisso com Deus. O que eu quero dizer é que devemos dar privilégio as coisas de Deus.  Busque de Deus e Ele vai nos iluminar e capacitar, libertar as nossas vidas das coisas do mundo.

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
Tiago 4.4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nunca Deixe de Sorrir

"Pode estar dando tudo errado, sua família só há brigas, você se acha a pior pessoa do mundo e sem motivos e ao mesmo tempo os pequenos motivos fazem você chorar, e então você se pergunta: "O que está havendo comigo? Deus me sinto sozinha, não mereço ter Deus como Deus... Não sirvo para nada..."  Jesus disse: Venha sobre mim os cansados e os sobrecarregados e eu os aliviarei... ( Mt 11.28)"       Há momentos que passamos por isso. Se sentir triste sem motivos ou mesmo por motivos pequenos, e nós nos sentimos sem valor, sozinho... Passei por isso, e todas às vezes que ocorria esse pensamento, mesmo nem tendo vontade, eu orava, conversava com Deus, e Ele me respondia, Ele me aliviava, me fez compreender e me mostrou quem era meus amigos. Deus foi e é meu refúgio, verdadeiramente minha rocha, porque parei de depositar a minha confiança total em pessoas e comecei a depositar nEle.       Todos nós cometemos deslizes mas Deus tem misericórdia quan

A oração do justo

       Olá! ♥         Justo anda em equidade (igualdade), é imparcial.               Imparcial é " Que não renuncia à justiça ou à dignidade"   -  ( http://www.dicio.com.br/imparcial/ ). E a oração do justo tem poder e é eficaz; os seus planos são retos. O contexto de  Tiago 5.16  que é onde a frase na imagem se baseia, a partir do versículo 13 até 18 tem por tema dominante a oração da fé. E diz assim: “Confessai, pois, uns aos outros, vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.”   - Tiago 5,16   (Bíblia de Jerusalém) E em seguida (v.17) temos o exemplo da oração de Elias, que orando pediu que não chovesse e assim aconteceu! E passaram 3 anos e 6 meses sem chuva na terra! E orou novamente e o céu deu sua chuva! O versículo 17 mostra a eficácia da  oração do justo para que não possamos dizer:  “Ah! Foi Elias.”.   E sim dizer, acreditar que: “A oração do justo é poderosa!”.